Com o avanço da tecnologia digital, como devemos garantir a segurança de dados dos hóspedes? ainda mais em tempos de maior comunicação remota, os hotéis passaram a dispor de uma série de equipamentos e ferramentas de gestão hoteleira.
A automação dos processos e a utilização cada vez maior da internet como infraestrutura para a relação entre hóspedes e hotéis são alguns dos fatores que tornaram a proteção e privacidade de dados uma das prioridades no setor.
Com este avanço tecnológico e em tempos de maior comunicação remota, os hotéis passaram a dispor de uma série de equipamentos e ferramentas de gestão hoteleira, com a promessa de tornar as operações mais eficientes e seguras no ambiente online.
Mesmo com estruturas de serviços e armazenamento das informações online facilitarem o acesso a dados, como por exemplo garantir a segurança da informação.
O que os hotéis podem fazer nesse sentido para garantir a proteção de dados dos seus hóspedes? O que a LGPD pode contribuir para o negócio em si? quais medidas práticas que os estabelecimentos podem tomar para aumentar a privacidade e proteção de dados e melhorar a sua reputação, mantendo sua marca inabalável?
Proteção de Dados na Segurança Hoteleira
Tornou-se prática comum dos consumidores buscarem opções de hospedagem diretamente nos sites dos hotéis de seu interesse. Esse cenário, porém, facilitou as novas ameaças de segurança hoteleira e vulnerabilidades que ainda não haviam sido exploradas.
Caso não sejam bem gerenciadas, podem causar prejuízos gigantescos à imagem do seu hotel. Por isso, a segurança de dados na hotelaria deixou de ser um diferencial e se tornou essencial.
Cabe ressaltar ainda que, hotéis que desenvolveram uma Política de privacidade e proteção de dados em vigência, conseguem prevenir e corrigir as falhas antes que elas ocorram, permitindo manter atualizado os sistemas e redes com as últimas tecnologias ajudando a manter o ambiente online seguro.
Esse diferencial competitivo aumenta ainda mais porque o hotel passa a ser uma referência de mercado, porque os clientes interessados na hospedagem que buscam proteção de dados como um diferencial para fechar negócios sempre escolherá o hotel que mais se aproxima da satisfação e das necessidades que buscam.
Maior exposição na proteção de dados na hotelaria
Seguem os pontos de atenção
Ponto de Venda (PDV/POS)
Os sistemas PVD são os pontos de contato mais sensíveis para a privacidade e proteção de dados. É o local em que são realizados os pagamentos, na maioria das vezes por meio eletrônico.
Portanto, é por onde passam os dados pessoais, confidenciais e bancários dos clientes. E mais: é por onde também parte uma conexão com toda a rede do hotel.
Redes sem fio (Wi-fi)
Nos dias de hoje, é muito comum ter Wi-Fi nos hotéis e pousadas, porém muitos não se preocupam em garantir a segurança dessas ferramentas, mesmo sendo muito importante.
Se as redes Wi-Fi do hotel não estiverem protegidas adequadamente, os cibercriminosos conseguem realizar login na rede e acessar os arquivos sem serem percebidos.
Sendo assim, muito mais do que apenas pensar em uma boa senha para a rede, é importante investir em técnicas cada vez mais avançadas a fim de aplicar medidas de segurança da informação mais aprimoradas.
Treinamento de Equipe
O terceiro ponto mais vulnerável em uma operação de hotel é sua equipe. Seja o recepcionista, um agente de reservas ou um contador no BackOffice, os atacantes veem a equipe como oportunidade para obter informações privadas e acessar por meio de estratégias enganosas.
E você hoteleiro, o que tem feito para garantir a segurança dos dados tratados em seu hotel, pousada e Airbnb?
Lembrando que a missão da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados é a de ser a “voz” dos acadêmicos e profissionais de Privacidade de Dados perante a sociedade brasileira. Incentivar o entendimento e discussão sobre a Privacidade de dados, a lei e o papel dos agentes da privacidade de dados. Atuar nas matérias conflitantes da lei buscando sua melhoria.
Fonte: ANPPD